Este blogg foi criado no âmbito da disciplina de Elementos de Física e Química, leccionada na Universidade do Minho, pelo Prof. Carlos Silva no primeiro ano da Licenciatura e Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica. Tem como objectivos disponibilizar um conjunto de informações sobre as diversas aplicações da química, no quotidiano, consciencializando quem o ler, para a importância desta área do saber, sem esquecer a sua componente na avaliação da disciplina.

Tuesday, November 21, 2006

Funcionamento de um painel fotovoltaico

A luz solar é formada por minúsculas partículas de energia chamadas de fotões. Quando partículas de fotões com energia suficiente atingem uma célula solar (feita geralmente de silício), fazem com que eletrões sejam retirados da estrutura de cristal de silício para um circuito externo (uma bateria ou uma carga de corrente contínua). Como as células solares são formadas por semicondutores, passa a ocorrer um movimento organizado de eletrões.
O movimento organizado de electrões é chamado de corrente eléctrica, que poderá ser usado para a carga de baterias ou fornecimento de energia para qualquer tipo de carga em corrente contínua.
A voltagem gerada por uma única célula é de cerca de 0,5 Volts com uma amperagem que é proporcional à área dessa célula.
Tipicamente são conectadas de 30 a 36 células que vão formar um módulo ou painel solar com tensão de 12 Volts de saída (17 Volts de pico). Diversos módulos podem ser ligados em série para obtermos tensões maiores de 12 Volts ou em paralelo caso seja necessário uma corrente maior.
Para obtermos energia a partir do sol não é necessário poluir o meio ambiente por isso a energia solar é designada como uma energia limpa, devendo ser cada vez mais utilizada.

Autor: Carlos Gonçalves
Com base em:pt.wikipedia.org/wiki/Painel_solar

0 Comments:

Post a Comment

<< Home